top of page

10 MOTIVOS QUE IRÃO TE CONVENCER A CONTRATAR UM ARQUITETO

Atualizado: 31 de jan.

Existem vários problemas que você pode enfrentar se decidir fazer uma obra sozinho, sem a ajuda de um arquiteto ou outro profissional da área.


Elencamos os principais problemas pelos quais você vai passar, de acordo com as nossas experiências, que vão te fazer querer ter um profissional ao seu lado durante a obra.



1 –"PUXADINHOS" DEIXAM SUA CASA DESORGANIZADA


A família vai aumentando e como consequência, muitas famílias vão fazendo acréscimos as suas casas, sem um estudo de como ficará seu funcionamento. Assim a residência fica sem setorização, a parte social se mistura a parte privada da casa, por exemplo.

O ideal é deixar a parte social da casa, onde tem a circulação de visitantes externos, afastada da parte privada, onde apenas os moradores circulam. Isso garante mais privacidade aos moradores em momentos que há visitas em casa.




2 – NÃO CONSIDERAR O LOCAL DO TERRENO E SEU ENTORNO PREJUDICA O CONFORTO


Outro problema que julgamos bem sério é a despreocupação quanto à localização da residência em relação ao sol. Muitas vezes quando as pessoas decidem fazer sozinhos, acabam não ligando para esse ponto, o qual é fundamental para o bom conforto da residência.

Deixar os cômodos de menor permanência nos locais mais úmidos e menos ventilados é o ideal para não gerar problemas de saúde.

Espaços mal ventilados, que não pegam sol ou tem muita umidade são perfeitos para a proliferação de mofo e bactérias. Deve-se ter muito cuidado em relação a isso.



3 – AMBIENTES MAL VENTILADOS E ILUMINADOS GERAM LOCAIS INSALUBRES

Em complemento ao ponto anterior, a maioria das cidades possui um Código de Obras contendo as dimensões mínimas das janelas e portas de cada ambiente.

Isso garante a boa salubridade dos ambientes e garante melhor conforto térmico e lumínico aos espaços.

A medida de cada abertura é relacionada ao tamanho do ambiente, sendo proporcional a ele.



4 – CÔMODOS ONDE NÃO CABEM OS MÓVEIS


Quando um cômodo não é pensado para determinados mobiliários, é provável que você enfrente problemas na hora de organizar os ambientes.

As vezes os cômodos ficam muito estreitos ou muito compridos, aí você coloca uma cama, e falta espaço para circular na sua volta, ou falta espaço para abrir as portas do roupeiro... Dentre tantos outros problemas que ouvimos todos os dias.




5 - NÃO TER UMA CASA ACESSÍVEL

Idosos e pessoas com deficiência precisam de ambientes adaptados. Se você tem algum desses casos na família ou pensa em envelhecer na sua casa nova, precisa levar em consideração ter espaços maiores, por exemplo, com corredores e portas que sejam possíveis de passar com cadeira de rodas. As vezes são poucas coisas que fazem uma diferença enorme no futuro.

Utilização de guardas e corrimãos com alturas e espaçamentos corretos, assim como rampas que respeitem as inclinações definidas em normas.



6 – TER A EDIFICAÇÃO IRREGULAR

Outro problema dos "puxadinhos" são que feitos sem o auxílio de um responsável técnico, é o fato de estarem irregulares perante a prefeitura.

A família acaba pagando multa em relação ao IPTU e na hora de vender o imóvel pode ter problemas de financiamentos por não estar regularizado.



7 - COMPRAR MATERIAIS, ACABAMENTOS E MÓVEIS SEM PLANEJAR

Esse é muito frequente. Quem nunca ouviu falar de alguém que comprou um móvel, revestimento ou eletrodoméstico e depois teve problemas de não caber no espaço ou não combinar com o restante do ambiente?

Então você gasta dinheiro pensando que vai ficar legal e acaba com uma dor de cabeça.

Um profissional tem um olhar treinado para essas situações e pode te livrar desses problemas.



8 - FALTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO – o dinheiro termina antes de finalizar a obra

Sem um projeto, os custos podem ir aumentando gradativamente, porque vai surgindo a necessidade de comprar materiais que não foram previstos inicialmente, com isso estoura o orçamento.

Alguns materiais não devem ser comprados no início da obra, outros não podem ser estocados porque estragam, ocupam espaço e dependendo do caso, podem ser armazenados de forma errada, levando a perda do material.

É preciso ter um cronograma para se organizar. Outro item, que se for bem administrado, também gera economia!




9 - FALTA DE PROJETO E COMPATIBILIZAÇÃO


Uma obra não depende só de um projeto arquitetônico, mas de outros projetos complementares, como projeto elétrico, hidrossanitário e estrutural.


Se esses projetos não conversarem entre si, pode acontecer de na obra precisar quebrar uma viga para passar um cano de água ou esgoto, por exemplo, e isso vai trazer um gasto desnecessário de mão de obra e material, gerar entulho e ainda pode comprometer a estrutura.




10 - COMPRA DE MATERIAIS BARATOS, DE BAIXA QUALIDADE VISANDO A ECONOMIA, MAS QUE POSTERIORMENTE PODEM GERAR PROBLEMAS

É a velha história do barato que sai caro.

Por exemplo, você pode utilizar um material mais barato, de menor qualidade, mas depende muito onde ele vai ser aplicado.


Um porcelanato de qualidade inferior não deve ser aplicado em um local com muito trânsito de pessoas, porque em pouco tempo você vai precisar trocar e aí é mais custo com mão de obra e material de novo.


Talvez esse porcelanato de preço mais baixo você possa colocar em um ambiente que não terá tanto uso, ao invés de usar em um corredor onde passa muita gente.


Ou seja, é melhor investir direito na primeira vez e ter algo duradouro, isso um bom profissional vai saber te orientar.



_________________________________________________________________________



Um bom profissional vai estar de olho nesses pontos que mencionamos acima, ele irá prever determinados problemas que podem surgir no decorrer da obra, evitar retrabalhos, desperdícios e consequentemente ajudar a economizar. Problemas muito comuns que acontecem quando as pessoas resolvem construir, reformar ou repaginar um ambiente sozinhas, chegando a aumentar o valor da obra em 30%.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, que o trabalho de um arquiteto custa entre 20% e 40% do valor da obra, o serviço é apenas algo em torno de 10%. Faça os cálculos, é melhor 10% bem aplicados que 30% ralo abaixo.




Se você ainda tem alguma dúvida, deixe sua pergunta aqui!


Ah, e não esquece de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas...


No Instagram @arcura.arq


Se registra no blog (em cima à direita) pra ser avisado quando tiver post novo!!


Um abraço :D

40 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page