top of page

06 MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA FAZER UMA BANCADA - sem utilizar mármores e granitos

Atualizado: 31 de jan.


Na maioria dos projetos de interiores de cozinhas, banheiros, lavabos, espaços churrasco e espaços gourmet, vemos a utilização de pedras naturais nas bancadas. O uso de mármore e de granito é bastante comum por ser os mais conhecidos, apesar de não ter um baixo custo.



Por ser um produto natural, ele apresenta algumas variações de cores e também é bastante poroso, necessitando de cuidados durante o uso, como a aplicação de impermeabilizantes.


Devido a essas questões, resolvemos elencar 06 materiais alternativos que você pode utilizar na execução da sua bancada. Eles garantem um efeitos muito bacanas no ambiente, além ficar super diferente.



1. Concreto


As bancadas de concreto podem ser utilizadas em ambientes onde se deseja um visual diferenciado e mais moderno. O seu acabamento é mais rústico, porém ela fica muito resistente, se bem executada.



Esse tipo de bancada é bastante moderna, funcional e econômica, pois a sua execução é feita no local da obra, nesse exemplo que trouxemos para vocês, apenas a cuba de cerâmica foi comprada pronta.


Por ser feita com um material poroso, ela necessita de um tratamento para ser colocado em contato com a água, a desvantagem é que não se consegue uma higiene perfeita e também pode haver infiltrações, se ela não for bem impermeabilizada.


Apesar disso, ela é de fácil execução e manutenção, e tem um custo bem acessível.



2. Madeira


As bancadas de madeira ou MDF garantem bastante aconchego aos ambientes onde são utilizadas, deixando os locais confortáveis e convidativos, menos frios do que costumam ser. Essa opção é ótima para quem quer pouco transtorno e deseja evitar obras, pois todo o serviço é feito pela marcenaria, pois a bancada fica pronta juntamente com os mobiliários.



Por ser um material bastante permeável, o seu uso não é muito indicado para locais com bastante contato com a água. O que também exige manutenção e cuidado com a impermeabilização e conservação.


Devido a porosidade e maciez do material, ela não suporta objetos pontiagudos ou muito quentes, que deixam marcas sem possibilidade de reparo.



3. Inox

As bancadas de aço inox são bastante utilizadas em cozinhas industriais de restaurantes ou fabricantes de alimentos, devido a sua resistência a altas temperaturas, durabilidade, fácil limpeza, higiene e conservação. E foi por esses motivos que ela migrou para as cozinhas residenciais, de famílias que adoram cozinhar.



Outro ponto bem vantajoso é que com o inox pode-se fazer tudo em um único bloco, com o espelho, cuba e acessórios (lixeira, escorredores de pratos), isso impede o acúmulo de sujeira Sem contar que a manutenção é super simples e que há no mercado muitos produtos para a limpeza do inox.


O custo varia de acordo com a espessura e qualidade do material, ficando maior quanto mais resistente e bem acabada for a peça.



4. Marmorite


A bancada de marmorite é formado por uma mistura de pedras, mármores, granitos, quartzos e vidros com algum aglomerante. Pode ter diversas cores e texturar. E por esse motivo deve ser utilizada com cautela, para não pesar na decoração.



Você pode apostar na bancada, colorida, monocromática, com pedras grandes ou pequenas. Tudo dentro do seu gosto e preferências. Se deseja dar uma ar descontraído ao ambiente, pode apostar em uma bancada com um mesclado de cores. A bancada com fundo claro, cria um ar mais clean. Se deseja ar um ar moderno ao ambiente, pode optar por uma marmorite escuro.



5. Porcelanato


As bancadas de porcelanato são uma ótima opção para quem deseja um visual bem moderno e chique para o seu ambiente.


Essas bancadas não são muito utilizadas, e diferente do que muitos pensam, ela não é feita com uma bancada de alvenaria revestida com o porcelanato. Mas as grandes peças de porcelanato são recortadas e coladas sobre uma estrutura metálica, que estruturará a bancada.


Nessa bancada pode-se fazer as cubas esculpidas, com o mesmo material. A desvantagem é a presença de emendas na união das peças e o material não é muito resistente a impactos.



6. Mármore composto - Bancada de silestone, corian, technistone e marmoglass


As bancadas de mármore compostos são feitas a partir de uma mistura de aproximadamente 90% de pedra natural com 10% de resina sintética.



A grande vantagem em utilizar esse material é garantir um aspecto liso e homogêneo a bancada e pelo fato de ter uma fácil manutenção e recuperação quando riscado ou quebrado, pois só é necessário a remoção da parte deteriorada e substituição pelo mesmo material, não ficando emendas visíveis.


Esse material é bastante resistente a impactos, porém não são muito resistentes a alta temperatura. Mas grande desvantagem desse material é o custo, que por ser importado, tem um preço pouco acessível.



Qual das opções você gostou mais? Comenta aqui embaixo!


Ah, e não esquece de nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais dicas como essas...


No Instagram @arcura.arq


Se registra no blog (em cima à direita) pra ser avisado quando tiver post novo!!

Um abraço :D

10.352 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post

Santa Maria/RS e Grande Florianópolis/SC

55 9 8113 2069

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

  • Instagram
bottom of page